Quem Somos

A Pasca

A Pasca é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) sem fins lucrativos voltada para a promoção humana. Foi criada em 25 de janeiro de 1988, por Dom Eduardo Koaik, com a finalidade de administrar projetos e trabalhos sociais.

Missão

Realizar ações sócio assistenciais de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, na defesa da garantia de direitos, oferecendo serviços de proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade.

Visão

A valorização do ser humano através da garantia de seus direitos básicos e a promoção humana por meio da diminuição da desigualdade social.

Valores

  • A Responsabilidade Social
  • Credibilidade
  • Ética
  • Trabalho coletivo

Apoie o Futuro de Piracicaba

Doe parte do seu Imposto de Renda e ajude-nos a transformar a vida de centenas de famílias, crianças e adolescente da nossa cidade e região.
A Pasca é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, dedicada à promoção humana. Fundada em 25 de janeiro de 1988 por Dom Eduardo Koaik, a Pasca administra projetos e trabalhos sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.

A Pasca é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, dedicada à promoção humana. Fundada em 25 de janeiro de 1988 por Dom Eduardo Koaik, a Pasca administra projetos e trabalhos sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.

SEAME: O Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa (SEAME) oferece atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Buscamos ressignificar valores e garantir o acesso a direitos, observando as legislações e normativas específicas.

FAMÍLIA ACOLHEDORA: O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Piracicaba (SAFA) realiza o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem. Nessa modalidade, eles são temporariamente cuidados por famílias acolhedoras cadastradas, selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do SAFA.

PROJETO PREVENTIVO: O Projeto Preventivo visa disseminar informações e promover discussões sobre direitos de crianças e adolescentes. Trabalhamos para romper a naturalização das violações, fortalecendo a capacidade de identificação e notificação na rede socioassistencial e intersetorial de Piracicaba.

GAAP: O Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba (GAAP), se constitui como um projeto FUMDECA e faz parte da Rede Socioassistencial de Proteção Básica, acompanha pretendentes à adoção e pais adotivos. Nosso objetivo é prevenir adoções malsucedidas, desmistificar estereótipos e fortalecer vínculos após a adoção.

A PASCA transforma vidas todos os dias. Se você acredita em nosso trabalho, apoie nossa causa.

GAAP

O Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba (GAAP), integrado à Pasca desde 2011, tem uma história significativa. Criado em 2010, o GAAP surgiu da iniciativa de pessoas que reconheciam a necessidade de um espaço dedicado ao cuidado e preparo de pretendentes à adoção. Em 2014, o projeto expandiu-se para incluir o pós-adoção. Financiado pelo FUMDECA e parte da Rede Socioassistencial de Proteção Básica, o GAAP atua em Piracicaba e região, atendendo cidades da comarca que não possuem grupos semelhantes.

Nossos objetivos são claros: prevenir adoções malsucedidas, desmistificar estereótipos e preconceitos relacionados à adoção, preparar as famílias para os desafios e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O GAAP realiza acompanhamentos familiares e grupais, proporcionando espaços acolhedores e reflexivos para cultivar vínculos duradouros. O grupo de pretendentes à adoção participa de encontros quinzenais, refletindo sobre a chegada do filho adotivo e outros aspectos da parentalidade. Já o grupo pós-adoção reúne pais e filhos, oferecendo suporte e compartilhando experiências.

Assim, o GAAP proporciona à sociedade um impacto social, promovendo a adoção responsável, combatendo estigmas e mitos, fortalecendo a identidade das crianças e adolescentes adotados e reduzindo devoluções.