Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba - GAAP
Quem Somos
O Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba (GAAP) é um projeto realizado pela Promoção da Autonomia do ser Criança e Adolescente (Pasca) e surgiu em 2010 para apoiar e preparar pretendentes à adoção em Piracicaba, fornecendo o suporte essencial às famílias ao longo de todo o processo, garantindo que a adoção ocorresse de forma segura e consciente.
Em 2014, o projeto expandiu sua atuação, também no Pós Adoção, com o objetivo de fortalecer os laços familiares e prevenir adoções malsucedidas. Um projeto que se tornou fundamental para as famílias no acompanhamento com os desafios e alegrias do pós adoção, promovendo desenvolvimento saudável e fortalecido das relação entre pais e filhos.
O GAAP é único na cidade de Piracicaba e atende também outras localidades da comarca, sendo financiado pelo Fumdeca e parte da Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica.
Ao longo de sua trajetória, o GAAP superou as expectativas em número de famílias atendidas, evidenciando a importância de um trabalho especializado em adoção.

TRANSFORME VIDAS ATRAVÉS DA DOAÇÃO DE PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA O GAAP E CONTRIBUA PARA UM FUTURO MELHOR
Acolher e orientar as famílias frente às angústias e questões que emergem durante os processos de pré e pós adoção.
Desmitificar estigmas e preconceitos frente à adoção, desmistificando mitos e estereótipos.
Preparar As famílias frente os desafios e particularidades da adoção, prevenindo adoções malsucedidas.
Fortalecer os vínculos familiares e comunitários, mediar afetos e resolver conflitos que possam surgir na jornada.
Proteger integralmente a criança e o adolescente, visando uma adoção bem-sucedida.
- Grupo de pretendentes à adoção: 50 pessoas
- Grupo pós adoção: 20 crianças da 1º infância (0 a 4 anos e 11 meses) e suas famílias; 20 crianças/adolescentes (5 a 17 anos e 11 meses) e suas famílias.
- Número de atendidos em 2024 (1º Semestre): 256 pessoas, sendo 113 pretendentes à adoção e 145 do pós-adoção.
- 1 supervisora técnica – 10 horas semanais
- 2 psicólogas – 30 horas semanais
O GAAP realiza acompanhamentos familiares e em grupo – pré e pós-adoção –, com intervenções contínuas e focadas tanto para os pretendentes à adoção quanto para pais e filhos que já passaram pelo processo.
Nossa missão é criar espaços acolhedores e reflexivos, onde as famílias possam desenvolver vínculos saudáveis e duradouros, promovendo um ambiente seguro para o crescimento e fortalecimento dessas relações.
Realizamos encontros grupais quinzenais e atendimentos individuais, oferecendo suporte durante o período de espera pelo filho adotivo. Nesses momentos, promovemos reflexões sobre a jornada de se tornarem pais, a formação da nova família, a aceitação do filho que está por vir e o luto por não gerar biologicamente, entre outros temas importantes.
Nossos encontros grupais ocorrem sempre na primeira e terceira segunda-feira de todo mês.
Por que fazemos? Para garantir adoções bem-sucedidas através de ações preventivas e protetivas, minimizando conflitos familiares e evitando a devolução das crianças adotadas.
Os grupos acontecem quinzenalmente e tanto pais quanto filhos são assistidos pelo projeto, em momento concomitante, mas em ambientes separados. Ocasionalmente, são realizados encontros entre pais e filhos.
Por que fazemos? Para fortalecer vínculos, enfrentar dificuldades e demais demandas apresentadas espontaneamente pelas famílias relacionadas ao processo de adoção e/ou relações familiares.
Promoção da adoção responsável: Legitimidade da parentalidade por vias da adoção
Campanhas em prol da adoção: Adoção como a promoção do direito à convivência familiar e comunitária de crianças/adolescentes que tiveram a impossibilidade do retorno à família de origem.
Fortalecimento da criança /adolescente adotada e sua família: Famílias e filhos adotivos empoderados e seguros sobre sua história e sua construção identitária. Promoção da saúde mental.
Redução nos números de devoluções: Fortalecimento de vínculos entre pais e filhos, e a promoção de adoções bem-sucedidas. Legitimidade da parentalidade por vias da adoção.
As Leis de Incentivo Fiscal Federais são mecanismos que permitem que empresas e pessoas físicas destinem parte do Imposto de Renda para projetos sociais, culturais, esportivos ou da área da saúde.
O GAAP é um projeto financiado pelo Fundo Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente (Fumdeca), um fundo especial, criado segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de financiar programas que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O Fumdeca é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (CMDCA).
Ao optar por destinar parte do imposto devido de sua empresa para o GAAP, você está contribuindo para a cidadania, garantia de direitos e transformação social de centenas de crianças e adolescentes, e suas famílias. Além disso, sua empresa:
- Responsabilidade social: Fortalece a imagem da empresa na comunidade.
- Apoio à causa local: Garante que parte do imposto devido fique na cidade de origem e seja usado para melhoria na vida de crianças e adolescentes.
- Sem custo adicional: A empresa redireciona um valor que já pagaria ao governo.
- Marketing social: As empresas podem utilizar a parceria em suas ações de marketing e comunicação.
Como doar
Empresas tributadas em Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido ao GAAP, via CMDCA/Fumdeca, sem gastar nada a mais por isso.
A destinação das empresas deve ser feita no decorrer do ano-calendário por meio do site fumdeca.org.br/doacao para emissão do boleto.