Evento destaca a importância da transformação social e do empoderamento juvenil
No dia 12 de agosto, a Pasca – Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade – participou do II Seminário de Medidas Socioeducativas de Piracicaba. O evento reuniu especialistas, educadores e figuras do cenário cultural para discutir práticas e estratégias de apoio à juventude em situação de risco social.
Entre os destaques da programação, estavam Lucas Souza de Carvalho, educador social e psicólogo, coordenador e formador do Jangada Social LTDA., e Sérgio Vaz, poeta de renome com mais de 35 anos de carreira. Vaz é também cofundador do Sarau da Cooperifa e idealizador do projeto “Poesia Contra Violência”, conhecido por sua atuação no incentivo à literatura como ferramenta de transformação. Ambos os palestrantes trouxeram reflexões profundas sobre os desafios e as oportunidades de empoderamento dos jovens.
Durante o seminário, dois talentos atendidos pela oficina de produção musical da Pasca – MC Adrianinho e Frac Love – se apresentaram ao público, representando as vozes e os sonhos dos jovens que participam das atividades da organização. Com rimas e canções cheias de significado, eles demonstraram a importância da arte como forma de expressão e de superação.
A PASCA
A Pasca, fundada em 1988 por Dom Eduardo Koaik, é uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover a inclusão social de crianças e adolescentes. Através de projetos que incluem oficinas artísticas, programas educacionais e de assistência social, a Pasca tem impactado a vida de centenas de jovens, oferecendo alternativas e perspectivas para um futuro mais promissor.