Organização da Sociedade Civil que atua no campo da promoção humana e da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, a Pasca Piracicaba completa 35 anos neste dia 25 de janeiro.
A entidade foi criada pelo bispo D. Eduardo Koaik, em 1988, com o objetivo de organizar os projetos sociais desenvolvidos na época pela Diocese de Piracicaba. Apesar de ainda manter a denominação de origem — Pastoral do Serviço da Caridade — não possui vínculo com a diocese, sendo uma organização independente social e juridicamente.
Atualmente, a Pasca é responsável pela execução, em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba), de dois serviços: o Seame (Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa), e o Safa (Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora).
Também desenvolve, com aporte de recursos do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Projeto Preventivo e o Gaap (Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba), que retoma suas atividades a partir de fevereiro.
Além das parcerias com o poder público, a entidade desenvolve, com apoio do grupo de voluntários Amigos da Pasca, diversas ações com o objetivo de obter recursos adicionais para a manutenção do seu trabalho e também conta com doações de pessoas físicas e jurídicas.
Destaca-se neste campo a presença na Festa das Nações de Piracicaba, onde é responsável pela organização da Barraca Portuguesa, uma das mais tradicionais. A organização e realização da Festa mobilizam um grande número de voluntários e os recursos obtidos com o evento são importantíssimos na composição das suas receitas.
A Pasca tem priorizado, ao longo dos anos, o desenvolvimento de projetos e serviços ligados aos direitos da crianças e dos adolescentes e para isso uma das principais referências é o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), marco fundamental estabelecido pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o Artigo 227 da Constituição Federal de 1988.
O ECA estabelece, em seu Artigo 4º, em relação às crianças e aos adolescentes, que “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Enquanto organização que atua diretamente visando à garantia destes direitos, nossa expectativa é que o poder público, em todos os níveis, cumpra efetivamente o seu papel, organizando políticas públicas e destinando os recursos necessários ao cumprimento da Constituição e do ECA em sua integralidade.
Também conclamamos o setor empresarial e todas as organizações da sociedade para que se envolvam e contribuam para o desenvolvimento das ações nesta área, que podem garantir uma vida com dignidade para crianças e adolescentes e suas famílias e também projetar um futuro melhor para o país.
Parabéns Pasca Piracicaba. Quem venham os próximos 35 anos!