Blog

Famílias Acolhedoras de Piracicaba participam de eventos de formação

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Piracicaba (SAFA) desenvolve, durante os meses de outubro e novembro, a formação de famílias com disponibilidade e interesse de exercer o acolhimento de crianças e adolescentes na cidade. O processo envolve palestras, rodas de conversa e vivências e inclui tanto as famílias que pretendem ingressar no programa como aquelas que já estão habilitadas e fazem o acolhimento.

A primeira atividade, no dia 10 de outubro, foi uma palestra com a assistente social Adriana Pinheiro, especialista e referência em âmbito nacional para o tema do acolhimento familiar, com o tema “Crianças, adolescentes, famílias e Políticas Públicas”. O diálogo, segundo a psicóloga Valdiane Silva, Coordenadora do SAFA, “foi essencial para o (re)conhecimento da história do serviço e dos eixos que o complementam enquanto Política Pública”.

Na segunda semana de atividades, no dia 17, as famílias assistiram ao documentário “Encontradas”, da NetFlix, dirigido pela cineasta Amanda Lipitz, que permite reflexões sobre identidade e família. Após a exibição, o grupo participou de uma roda de conversa com mediação da equipe técnica do SAFA.

Na próxima semana, estão programadas duas atividades. No dia 26, a psicóloga Conceição Azenha ministra palestra sobre o tema “Criação e estigmatização da infância”, e no dia 28 o cabo Davi Antônio, do Corpo de Bombeiros, apresentará palestra com orientações sobre “Primeiros Socorros”, com foco voltado a crianças e adolescentes.

Em novembro, as famílias assistem, no dia 07, à palestra “Famílias Vulneráveis”, com a psicóloga e agente de defensoria Karina Sabedot. E no dia 19 ocorre o Encontro de Encerramento, no Hotel Estância Santa Mônica, em Louveira/SP, com dinâmica em grupos, vivência e troca de experiências entre os participantes.

A programação visa principalmente à formação de um novo grupo de famílias acolhedoras para atuação no serviço, a partir de inscrições feitas durante os meses de agosto e setembro. Mas, as atividades também reforçam o vínculo com as famílias que já atuam no programa, que participam e compartilham suas experiências com os novos candidatos.

O acolhimento familiar atende crianças e adolescentes que precisam ser afastadas de suas famílias de origem, por determinação judicial, sendo uma alternativa ao acolhimento institucional em abrigos e casas lares. A criança e/ou adolescente é cuidado temporariamente por uma família acolhedora cadastrada no Serviço, que assume a sua guarda provisória, tendo todas as suas demandas atendidas de forma singular.

Em Piracicaba, o serviço de acolhimento familiar é executado pela PASCA, em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). É responsabilidade do SAFA cadastrar, selecionar e capacitar as famílias, assim como acompanhar todo o processo de cuidado e proteção dos direitos da criança ou adolescente.